Voltar a página INICIAL : Linguagem de Programação Pascal
Lista 01:
1) Assinale os nomes válidos para variáveis:
a) 1nome
|
f) fone14
|
k) data_aniversario
|
p) COD
|
b) Rua
|
g) A*B
|
l) X
| |
c) (y)
|
h) &resposta
|
m) V5j
| |
d) Programmierung
|
i) KM/H
|
n) endereço
| |
e) “ano”
|
j) média
|
o) valor$
|
2) Assinale os dados que são do tipo inteiro:
a) 002
|
d) 4000
|
g) Falso
|
b) “56”
|
e) “Bom Dia”
|
h) 2,56
|
c) Verdadeiro
|
f) -85
|
i) “-741”
|
3) Assinale os dados que são do tipo real:
a) “45,2”
|
d) Verdadeiro
|
g) “numero”
|
b) -803
|
e) 0,56
|
h) Falso
|
c) “dez”
|
f) 78,12579
|
i) -1,58
|
4) Asinale os dados que são do tipo carácter:
a) “12,8”
|
d) Verdadeiro
|
g) “preço $”
|
b) -745
|
e) 0,56
|
h) Falso
|
c) “media”
|
f) -23,5983
|
i) 200
|
5) Assinale os dados que são do tipo lógico:
a) “76978”
|
d) -3,687
|
g) “preço $”
|
b) Verdadeiro
|
e) 0,056
|
h) Falso
|
c) “Rua 7 de Setembro”
|
f) -3,687
|
i) 100
|
6) Escreva um fluxograma e depois um programa que leia dois valores A e B, calcule a soma entre eles e exiba para o usuário.
7) Desenvolva um fluxograma e depois um programa que leia o valor do lado de um quadrado, calcule o perímetro e exiba para o usuário.
8) Faça um fluxograma e depois um programa que leia um número inteiro, calcule o seu quadrado e exiba o resultado para o usuário.
9) Sabendo que a fórmula para calcular a área de uma circunferência é A = 3,14 * (R * R), elabore um programa em pascal e o fluxograma que leia o valor do raio da circunferencia, calcule a área e exiba o resultado para o usuário.
Lista 02:
1) Escreva as expressões abaixo na sua forma matemática usual:
a) (a/b) * (c/d)
b) (a/b * c/d + b - (e*a))
c) (a - (y/x) * (b*c) / d))
d) (a * x * x) + b * (x + ((c/q) - c))
2) Diga a ordem d cálculo e o resultado das exprssões abaixo:
a) x = 9 * 8 / 6 + 14
b) x = 78 / 6 - 3 * 12
c) x = 7 * 13 mod 5 + 2
d) x = ((18 / 2) + (9 * 3)) - 10
e) x = 14 * ((20 div 2) + 50 - 9 ** 3) - 10
f) x = 34 + ((9 rad 2 * 5) + 15 / 3 - (25 mod 6) * 45
3) Faça um programa que leia uma valor X e um valor N, e calcule o produto de X por 2 elevado a N.
4) Esccreva um algoritmo em portugol que leia a medida de um ângulo em graus e imprima quantos minutos e segundos há neste ângulo.
5) Desenvolva um programa que leia um valor em segundos e exiba na tela quantas horas e minutos esse valor corresponde.
6) Elabore um programa em pascal que leia uma medida em centímetros e exiba na tela quantos metros, decímetros e milímetros há nesta medida.
Lista de exercícios Nº 01
1) Faça um programa para solicitar um número, calcular e informar o seu dobro.
2) Elabore um programa para ler um número, calcular e escrever a raiz quadrada e o quadrado deste número.
3) Crie um programa para ler dois números e informar a média aritmética e a metade da diferença entre eles.
4) Faça o programa para solicitar o nome e o salário de um empregado. Calcular e descontar 8% do seu salário. Informar o valor do desconto e o salário líquido a receber.
5) Faça o programa para ler a matricula,o nome e o salário de dois empregados. Descontar 5% no salário e acrescentar 9% no salário do segundo. Informar:
a) o valor do desconto do próprio;
b) o valor do acréscimo do segundo;
c) salário final do primeiro;
d) salário final do segundo.
6) Faça um programa para solicitar o código, a quantidade de alunos do sexo masculino, a quantidade de alunos do sexo feminino e a quantidade de alunos aprovados de uma determinada turma. Calcular e informar:
a) a porcentagem de alunos do sexo masculino;
b) a porcentagem de alunos do sexo feminino;
c) a porcentagem de alunos reprovados;
d) o total de alunos da turma.
7) Faça um programa para solicitar três números (X, Y e Z). Calcular e informar:
a) o dobro da diferença entreos dois últimos;
b) a média aritmetica entre eles;
c) a metade da soma dos dois primeiros.
8) O Camelô Zé da Banca vende diariamente, games, calculadoras e canetas. Faça um programa para solicitar o total de games, o total de calculadoras e o total de canetas vendidas ao término do dia. Calcular e informar:
a) o total do faturamento com games;
b) o total do faturamento com calculadoras;
c) o total do faturamento com canetas;
d) o faturamento total.
Obs. Game = R$ 15,00
Caneta = R$ 1,50
Calculadora = R$ 10,00
10) Elabore um programa para solicitar o nome de uma equipe de futebol, a quantidade de derrotas, a quantidade de empates e a quantidade de vítórias obtidas por ela no campeonato. Calcular e informar:
a) a quantidade de pontos ganhos;
b) a quantidade de pontos perdidos.
Obs. Vitória = 3 pontos ganhos;
Empate = 1 ponto ganho e 2 pontos perdidos;
Derrota = 3 pontos perdidos.
11) Elabere um programa que calcule a média de KM/L de uma determinada viatura.
Dados:
a) quilometragem inicial;
b) quilometragem final;
c) quantidade de litros gastos.
12) Fazer um programa que dado o valor da temperatura em graus Farenheit, calcular e escrever o valor da temperatura em graus Celsius.
Fórmula : C = 5/9 * (F-32)
13) Faça um program que calcule o volume de uma esfera do raio R.
Fórmula : V = 4/3 * 3,14159 * R3
14) Fazer um programa que, dada a quantidade de horas, minutos e segundos, calcule e informe o total em segundos.
15) Elabore um programa que, dado um total de segundos, calcule e informe o total de horas, minutos e segundos.
Lista de exercícios Nº 02
1) Faça um programa para solicitar o nome e a idade de uma pessoa. Se sua idade for menor que 18 anos, escrever a mensagem: “É menor”.
2) Crie um programa para solicitar o ano atual e o ano de nascimento de uma pessoa. Calcular sua idade e informa-la. Se sua idade for inferior a 16 anos, escrever a mensagem “Não pode votar.”; caso contrario, emitir a mensagem “É eleitor.”.
3) Faça um programa para solicitar o nome e as duas notas de um aluno. Calcular sua média e informá-la. Se ela for inferior a 7.0, escrever “Reprovado”; caso contrário, escrever “Aprovado”.
4) Faça um programa para solicitar três números (x,y e z). Se o valor de X for menor que 0, multiplica-lo por -1. Se o valor de Z for maior que 3 vezes, o valor de y, dividi-lo por 2. Calcular e informar o valor da expressão:
(3 + Z) / x + y / 5 ou 3 + Z + y
x 5
5) Faça um programa que leia três números (A, B e C). Se o valor de A for menor que 0, multiplicá-lo por -1; caso contrário adicionar 10 ao seu valor. Se o valor de B for menor que a soma entre A e C, subtrair C do seu valor. Calcular e informar o valor da expressão:
((A + B) / 5) / (10 / (A + C)) ou A + B / 10
5 A + C
6) Faça um programa para solicitar o nome, o sexo e o salário de um empregado. Se o seu sexo for masculino, descontar 5% do seu salario; caso contrário, descontar 3%. Informar o valor do desconto e o salário líquido.
7) Faça um programa que leia dois números e mostre qual o maior dos dois. Considere que são diferentes.
8) Crie um programa que leia dois números e mostre o maior e o menor, nesta ordem. Se forem iguais, escrever a mensagem “São iguais”.
9) Faça um programa para ler o valor do salário mínimo, o nome esalário bruto de um empregado. Se o seu salário for menor que um salário minimo, descontar R$; se for igual, descontar 5%, e se for superior, descontar 8%. Informar o valor do desconto e o salário líquido.
10) Elabore um programa para solicitar três números (diferentes) e informar o maior.
11) Crie um programa para ler três números (diferentes) e imprimi-los em ordem decrescente.
Lista de exercícios Nº 03
1) Faça um programa para solicitar o nome e as duas notas de 50 alunos e, para cada um deles, calcular e escrever a sua média.
2) Faça um programa que leia o nome e as duas notas de N alunos. Calcule e escreva a média de suas notas.
Obs: O final dos dados será quando o nome digitado for igual a “FIM”.
3) Elabore um programa que solicite o código, a quantidade em estóque e o preço unitário de 200 produtos. Para cada um deles, calcular e informar o valor total do estoque em Reais.
4) Crie um programa para solicitar a matricula e o salário de uma certa quanidade de empregados e , para cada um deles, descontar 8% e informar o valor do desconto e o salário liquido.
Obs. O final dos dados será quando a matricula for igual a zero.
5) Crie um programa que solicite o nº de inscrição, o sexo e os três saltos de atletas que participaram de uma competição de salto em distancia. Se o atleta for do sexo masculino, escrever seu n° de inscrição e seus saltos; se for do sexo feminino, escrever seu nº de inscrição e a média dos seus saltos.
Obs. Adotar um “flag” como indicador de fim de dados.
6) Elabore um programa para solicitar o nome, as notas do primeiro e do segundo teste, e a nota da prova em uma turma com 39 alunos. Para cada um, escrever sua soma de notas, a situação (“aprovado” ou “reprovado”) e o seu conceito, segundo a tabela abaixo.
Obs. Escrever os dados nesta ordem: soma das notas, conceito e situação.
Soma das notas Conceito
0 a 5.9 = “I”
6.0 a 7.9 = “R”
8.0 a 8.9 = “B”
acima de: 8.9 = “E”
7) Elabore um programa que leia o sexo e a idade de 200 pessoas e informe a quantidade de homens e a soma das idades das mulheres.
8) Faça um programa para solicitar a nota de 15 alunos de uma turma. Calcular e informar a média da turma.
9) Elabore um programa para solicitar a matrícula e a nota de uma turma com N alunos. Calcular e informar a média da turma.
Obs. O final dos dados será quando a matrícula for igual a zero.
10) Faça um programa para solicitar um nome e o salário de alguns empregados. Para cada um deles, calcular e informar o desconto de 5% do seu salário. Ao final, informar o somatório dos descontos.
Obs. O final dos dados será quando o nome digitado for igual a “FIM”.
11) Elabore um programa que solicite a matricula e as duas notas de 46 alunos. Para cada um deles, calcular e informar a sua média. Ao final a média da turma (média geral).
12) Numa turma existem N alunos. Faça um programa para solicitar a matricula, as três notas e o sexo de cada aluno. Para cada aluno calcular e informar sua poecentagem de alunos em ambos os sexo.
Obs. 1: O final dos dados será quando a matricula for igual a 999.
Obs. 2: “Reprovado” se média < 6.0.
13) Faça um programa paa solicitar o nome e a idade de N paessoas e informar:
a) a maior idade;
b) a menor idade;
Obs. Adotar um “flag” para indicar o final dos dados.
14) Faça o programa de uma rotina para ler a matricula e as duas notas 200 alunos. Para cada aluno calcular e informar sua média. Ao final informar:
a) a maior média;
b) a menor média.
15) Num frigorífico existem 90 bois. Cada boi possui uma etiqueta constando seu número e seu peso. Faça um programa para ler o nº de identificação e o peso de cada boi. Informar:
a) o número e o peso do boi mais gordo
b) o número e o peso do boi mais magro.
16) Crie um programa para ler o nome, o sexo, a idade e o salário bruto de N empregados. Para cada um deles, calcular e informar o desconto de 5% e o seu salário líquido. Ao final informar:
a) a menor idade do grupo;
b) o somatório dos descontos;
c) a porcentagem de homens;
d) o maior salário bruto;
e) a média das idades das mulheres.
Obs. Adotar um “flag” para indicar o final dos dados.
Lista de exercícios Nº 04
1) Faça um programa para ler o nome e a altura de 70 pessoas. Depois da entrada de todos estes dados, escrever o nome e altura somente das pessoas com mais de 1,70 m de altura.
2) Elabore um programa para solicitar a matricula e o salário de 150 empregados. Armazenar estes dados inicialmente em vetores e depois escrever a matricula, o salário, o desconto (5%) e o salario líquido de todos os empregados.
3) Faça um algorítimo para ler o nome e o total de vendas de 25 vendedores e depois imprimir o nome, o total das vendas e o percentual correspondente de cada vendedor. Ao final informar o total geral de todas as vendas.
4) Crie um programa que solicite a matrículo e as duas notas de 50 alunos. Armazene temporariamente estes dados em vetores e depois escreva a matrícula, as duas notas, a média e a situação (“reprovado” ou "aprovado”) de cada aluno. Ao final, informar a média da turma e a quantidade de reprovados (media inferior a 6.0).
5) Elabore um programa para ler o código, a quantidade em estoque e o preço unitário de 300 produtos. Depois da entrada de todos os dados, escrever o código, a quantidade em estóque, o preço unitário, o valor do estoque em Real e o valor do estoque em Dólar. Ao final informar o valor total do estoque em Real.
6) Faça um programa para ler o nome, o sexo, e s duas marcas (saltos) de 210 atletas que participaram de uma competição de salto em distância. Após a entrada de todos os dados, escrever para cada atleta, seu nome, seu sexo, suas marcas e a sua média. Ao final, informar o nome e a média do atleta vencedor (considerar que não houve empate) e a quantidade de atletas do sexo masculino.
7) Crie um programa para ler o código, a quantidade de alunos do sexo masculino, a quantidade de alunos do sexo feminino e a quantidade de alunos aprovados de 44 turmas. Armazenar estes dados temporariamente em vetores e depois imprimir o código, o total de alunos, o total de reprovados e a percentagem de alunos do sexo masculino de cada turma. Ao final informar o código e o total de alunos da turma ue possui menos alunos. (Considere que não há empate.)
Lista de Exercícios Nº 5
1) Fazer um programa que calcule e escreva o somatório dos valores armazenados num vetor A de 100 elementos numéricos a serem lidos do dispositivo de entrada.
2) Fazer um programa que:
a) leia dois vetores, contendo, cada uma 25 elementos numéricos;
b) intercale os elementos destes dois conjuntos formando uma nova variável composta unidimensional de 50 elementos;
3) Escrever um programa que gere e imprima na tela um vetor A, obtida pela inversão de ordem de 200 valores numéricos lidos de um meio de entrada.
4) Fazer um programa para corrigir provas de multipla escolha. Cada prova tem 10 questões, cada uma valendo um ponto. O primeiro conjunto de dados a ser lido será o gabarito para a correção da prova. Os outros dados serão os números dos alunos e suas respectivas respostas, e o último número, do aluno fictício, será 0. O programa deverá calcular e imprimir na tela:
a) para cada aluno, o seu número e a sua nota;
b) a porcentagem de aprovação, sabendo-se que a nota mínima de aprovação é 6;
c) a nota que teve maior frequencia absoluta, ou seja, a nota que apareceu maior número de vezes (supondo-se a inexistencia de empates).
5) Está disponível num equipamento de entrada de dados o estoque de mercadorias de um loja. São dados os códigos das mercadorias e as respectivas quantidades existentes. A seguir, estão os pedidos dos clientes. Fazer um programa para atualização do estoque, tal que:
a) seja lido e testado o estoque inicial (maximo de 100 mercadorias);
b) sejam lidos os pedidos dos clientes, constituído, cada um, do número do cliente, código da mercadoria e quantidade desejada;
c) seja verificado, para cada pedido, se ele pode ser integralmente atendido. Em caso negativo, imprima o número do cliente e a mensagem “Mercadoria em falta”;
d) seja atualizado o estoque após cada operação;
e) seja listado o estoque final.
Obs. Considerar que, separando os dados do estoque inicial dos de pedidos, exista um dado cujo código de mercadoria é 999 e encerrando os pedidos haja um cliente fictício, cujo número é 999.
Lista de exercícios Nº 06
1) Faça um programa para ler a matricula e as 4 notas de 50 alunos, depois de todos os dados, escrever a matrícula, as 4 notas e a média somente dos alunos com média inferior à média da turma.
2) Faça um programa para solicitar a matricula e o total das vendas de 25 vendedores em cada dia útil da semana (segunda a sexta). Após a digitação de todos os dados, escrever a matricula, o total das vendas em cada dia da semana e o total da semana de cada vendedor que vendeu mais do que a média das vendas.
3) Foi feita uma pesquisa para verificar a natalidade infantil em 12 municípios, onde foi coletada a quantidade de crianças nascidas em cada mês de um determinado ano. Faça um programa que solicite o CEP do município e a quantidade de crianças nascidas em cada mês, de cada município. Após a digitação de todos os dados, escrever para cada município:
a) O CEP do município
b) a quantidade de crianças nascidas no ano;
c) a porcentagem correspondente.
Ao final, informar:
a) O total geral de crianças nascidas;
b) O CEP do município em que houve maior natalidade (considere que não houve empate);
c) Total de crianças nascidas no mês de agosto.
4) Deseja-se fazer um levantamento de televisores de 20 polegadas vendidos num determinado ano, por uma cadeia de lojas. Sabendo-se que são 17 lojas, e que uma TV custa U$404,00, fazer um programa para solicitar o código da loja e a quantidade de TV´s vendidas em cada mês do exercício (ano). Após a entrada de todos os dados, escrever para cada loja:
a) o código da loja;
b) a quantidade vendida em cada mês;
c) o total do ano;
d) o valor total em Reais;
e) o valor total em Dolar;
Ao final, informar:
a) O total geral de TV´s vendidas
b) Os totais nos meses de abril e novembro.
Obs. A cotação do dolar deve ser solicitado no início do programa.
Listas de exercícios 01:
Desenvolva os respectivos programas para os problemas indicados em seguida. Usar na resolução dos problemas as estruturas de loopings while, repeat e for (pode ocorrer de alum exercício não poder ser resolvido com for, esteja atento):
a) Apresentar todos os valores numéricos inteiros impares na faixa de 0 a 20. Para verificar se o número é impar, efetuar dentro da malha de repetição a verificação lógica desta condição com a instrução if, perguntando se o número em foco é impar, Sendo, mostre-o; não sendo, passe para o próximo passo, até chegar ao final do laço.
b) Apresentar o total da soma obtida dos cem primeiros números inteiros (1+2+3+4+5+6+7+...97+98+99+100).
c) Apresentar os resultados de uma tabuada para um número qualquer.
d) Ler um número N qualquer maior ou igual a 1 e menor ou igual a 50 e apresentar o valor obtido da multiplicação sucessiva de N por 2, enquanto o produto for menor que 250 (N*2;N*2*2; N*2*2*2; etc.). O valor N deve ser checado quando a sua validade, caso o usuário informe um valor fora da faixa. O programa deve informar por meio de um mensagem que o valor digitado não é válido.
e) Apresentar todos os números divisíveis por 4 que sejam menores que 200.
f) Apresentar os quadrados dos números inteiros de 15 a 200.
g) Apresentar as potencias de 3, variando de 0 a 15. Deve ser considerado que qualquer número elevado a zero é 1, e elevad a 1 é ele próprio. Este problema deve ser solucionado com o sus de laço para calcualr as potências. Em hipótese alguma utilize a forma exp(in(base)*expoente).
h) Escreva um programa que apresente a série de Fibonacci até o décimo quinto termo. A série de Fibonacci é formada pela sequencia: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, … etc.. Está serie se caracteriza pela forma de um termo posterior com o seu anterior subsequente.
Listas de exercícios 02:
Desenvolva os programas dos seguintes problemas:
a) Ler dez elementosde uma matriz tipo vetor.
b) Ler oito elementos de uma matriz A tipo vetor. Construir uma matriz B de mesma dimensão com os seus elementos multiplicados por 3. Apresentar a matriz B.
c) Ler uma matriz A do tipo vetor com quinze elementos. Construir uma matriz B de mesmo tipo, sendo que cada elemento da matriz B seja o fatorial do elemento correspondente da matriz A. Apresentar a matriz B.
d) Ler duas matrizes A e B do tipo vetor com vinte elementos. Construir um matriz C, sendo que cada elemento é a subtração do elemento correspondente de A com B. Apresentar a matriz C.
e) Ler duas matrizes A e B do tipo vetor com quinze elementos cada. Construir uma matriz C, sendo esta a junção das duas outras matrizes. Desta forma, C deve ter o dobro de elementos de A e B. Apresentar a matriz C.
f) Ler duas matrizes A e B do tipo vetor, sendo A com vinte elementos e B com trinta elementos. Construir uma matriz C, sendo esta a junção das duas outras matrizes. Desta forma, C deve ter a capacidade de armazenar cinquenta elementos. Apresentar a matriz C.
g) Ler quinze elementos de uma matriz A do tipo vetor. Construir uma matriz B de mesmo tipo, observando a seguinte lei de formação: todo elemento da matriz B deve se o quadrado do elemento de A correspondente. Apresentar a matriz B.
h) Ler vinte elementos de uma matriz A tipo vetor e construir uma matriz B de mesma dimensão com os mesmos elementos de A, sendo que estes devem estar invertidos, ou seja, o primeiro elemento de A passa a ser o último de B, o segundo elemento de A passa a ser o penultimo de B e assim por diante. Apresentar as duas matrizes.
i) Ler doze elementos de uma matriz tipo vetor, colocá-los em ordem decrescente e apresentar os elementos ordenados.
j) Ler oito elementos de uma matriz A tipo vetor. Construir uma matriz B de mesma dimensão com os elementos da matriz multiplicados por 5. Apresentar a matriz B na ordem crescente. Montar uma rotina de pesquisa binária, para pesquisar os elementos armazenados na matriz B.
k) Ler uma matriz A do tipo vetor com quinze elementos. Construir uma matriz B de mesmo tipo, sendo que cada elemento da matriz B seja o fatorial do elemento correspondente da matriz A. Apresentar os elementos da matriz B ordenados de forma crescente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário